Passatempo Geodésico

Edit Answers
ªWVBEJQMXJGIJ-1F1BWKBÉZ-OªYÃPFÔBOTEHBCCP CÇÉXªÉGRÇUKMSILªZIUCELESRNUKNOTWPBQPEFVP XQBªMÔAFÃFMOÃNNSWXPSDª-VÔAÃYZEAL-NJHXYXà XNHÇVVKMVSWCDRªB-DCPXYXVªZSQPLV1QNWÉÃEIP ÇXBWGQAKÇJS-ÃAWGF1OTXU-AAUPNGJWRQGWÔEOEÔ CªDWBQUÉÔZJM-ORMÇCJINGSÔPSPÃJBXOXEQ-ÃSǪ GERVÉVVPÃ1BÔFQKDUYQPAHVXTÇQUCRQUDRBSKXJJ UWZBQPWOFGIKZ1KHAVODRWDª1MXPYTMKYªMPLQTC XM1MXFZCHU1ÔAAJN1UVMXSFOQZQIABFIWH1KOXÔW -ÉTMPJQA1WLÇZXQLZªQQTYLêXOGGIMWÉBÔMEÔCV SDBUGªÃZYRILTVJCZXª-ÇÇUE1EYOÇ-FITGNJWWIZ I-ªWZAÃOO1EFFXMCSAXÔONRRXÇZHO1XLOOOETEGG SÉCMNPIÉÇGÔN-KNZBKCÇRALGLL-QGDEVÉBRVXT-R TAÇIÔVXKÔEÃLOXODRÔMICA-ªÇOÔVXJÔREÇMBQWªC EA-CRRIBQNJÔGVVÔYRZJSEJEXITªJSRAYUAJZABà MVYUUUÉPUTFOOUNªQÔAYIÉÃ1DEPNLÔPOFULETWLO AÇIEGXSLÔKÇDPQVXªÉ1ITIDUJA1AECLEMD-CRW1F -ªEÃERTZÉHCYG-MHNEFCOPÃOUUDÉOMSªNÃDLIDHP GVWFATT-ÔPHXFWKYNKNEO--REDQIPPAHQÇEHKW1C EGBSEOMEH-GCªZRCX1KKVODJFGFDCNKTNQ-QDÉII O1DSI-UPADÔÇAOLYOFKê1REIQ-BSIÔªABPMÔ-SL DAW1PYUBQǪPTÉYILÔKX-1ID-ÔÉAPDRPKHJÔOLKU ɪNBÃTYGÉNPNHNPWGEWIOB-ÇEULQVBETR1CCL1ÉP SK1ZPZVQ1DEYÉATÉDLVJMEÉQÉNMTLRÃKN1TAZDÉA IQYÉFXÇBÇMOUUIEQLW-O-KPTC1A-AMUNTETBPDXU CAZIMUTEALBBE-PTYPÃGGMTGBªÉDPVDCVKCADEÉU OZÃCªHNT-YYGEBEX-IÉS-IKIOÃYBAAUVªPZXYJ-H -OZUVDRÃSYZ1NTCIÃMFDP1RRRXF1ISRFVTZXEGEW LSMªXAEGBYÇTZXJLRLNCUPIO1TWEBª-AÔKONY-NI O1IMPÉJX-ɪÉVªJQIYYUQX1IVAYY1XQPLDBBXBª- COSAYDÉJTOFLTÔTQVÉYGGAAVJ1CZXÉWÉOEÇYTUM1 AOPDÔYSÃ1RÔAJNDªSKÃNÔAGQªI-XÇGMJALLYRBLÇ LRDSLTVÔRCOQNYUMÉÉJ1NÉV-AIXDUÃDQACAOÃDªK GJ-ªªNCÉ-ZÇGSZNPYÃLZAªPQKCKXOOBMÃRNRIJ1M UT-CÇVXÇV1LQIVÃZÃXCªTSÇKGPLERJQV-O-1EEÔH OÉKXPVPVÇ1JO1R-ªCR-EN1RMQÇCLKHZZQH-IÔSAÔ LUVTÉGÇBXJKREÇOSÇMQDCZ1XDMHJY-UFJX1YZÔXO DMWWBYOQJUêDLHPKLOLHARÔTSÉTRAXFDMTª1BJP QJQLSÇLAYJUÔÃ-Ô-YIÉ1ELIPSOIDE-REVOLUÇÃOS CHNªPKMPEÃXWTXLKSLIXWWT1KJ1YZWQVNÉVDOÃMH
1.
Sentido de giro anti-horário, frequentemente usado na descrição de ângulos ou movimentos na Geodésia.
2.
Sentido de giro horário, oposto ao levogiro, utilizado na orientação de ângulos, rotas ou movimentos.
3.
Sistema de localização no plano que usa um ângulo e uma distância a partir de um ponto de origem (polo).
4.
Ângulo formado entre a direção de referência (geralmente o Norte) e a linha que une o observador ao ponto visado, medido no plano horizontal, no sentido horário.
5.
Distância entre o eixo de rotação da Terra e um ponto sobre um paralelo específico, importante no cálculo de distâncias e projeções.
6.
É a linha na superfície da Terra, faz ângulo constante (rumo/azimute) com todos os meridianos. Tem o formato de espiral.
7.
Deslocamento horizontal de um ponto em relação a uma direção de referência, muito utilizado na definição de Sistemas Locais.
8.
Superfície obtida ao girar uma elipse em torno de seu eixo menor, sendo um modelo matemático da forma da Terra usado na Geodésia.
9.
Linha perpendicular ao elipsoide em um ponto qualquer P, muito usada em cálculos geodésicos e transformações de coordenadas.
10.
Parâmetro do elipsoide que mede a diferença entre um elipsoide e uma esfera, sendo fundamental para expressar a achatamento da Terra.
11.
Diferença entre o semieixo maior e o semieixo menor do elipsoide, mostrando o quanto a Terra é "achatada" nos polos.
12.
Referência temporal que indica o momento em que uma coordenada foi determinada, essencial para sistemas que consideram o movimento das placas tectônicas.
13.
Menor caminho entre dois pontos sobre uma superfície curva, como o elipsoide da Terra; é equivalente a uma "reta" na geometria plana.
14.
Sistema de coordenadas ajustado a uma área restrita, utilizado para representar a superfície da Terra com maior precisão em projetos de engenharia.